1- Tema:
O Ensino da Literatura e as Modernidades.
O Ensino da Literatura e as Modernidades.
2- Turma:
Primeiro ano do Ensino Médio.
Primeiro ano do Ensino Médio.
3- Objetivos:
O objetivo principal do projeto é inserir a prática da leitura da literatura portuguesa aos alunos do primeiro ano do ensino médio, utilizando as redes sociais e novas tecnologias como estimulo da aprendizagem, e, prática social.
O objetivo principal do projeto é inserir a prática da leitura da literatura portuguesa aos alunos do primeiro ano do ensino médio, utilizando as redes sociais e novas tecnologias como estimulo da aprendizagem, e, prática social.
4- Duração:
O
desenvolvimento, aplicação e finalização do projeto serão divididos em quatro semanas (um mês).
5- Recursos:
Computador com acesso á
internet;
Celular (whatsapp e
facebook);
Revistas e Livros;
Aparelho de som (se
necessário).
6- Metodologia:
Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas.
Para facilitar o acesso dos alunos aos materiais propostos, para o estudo da literatura, será criado um “grupo” (Uma ferramenta disponibilizada pelo aplicativo “WhatsApp” para criar um diálogo com várias pessoas ao mesmo tempo), e uma “página” (ferramenta disponibilizada pela rede social “Facebook” para compartilhamento de informações, postagem de vídeos e expressões de opinião), para a interação dos alunos, e, troca de ideias. Os grupos também tem a opção de criar um grupo individual no whatsaap apenas para o seu grupo formado em sala de aula. Não isentando a participação dos alunos no grupo oficial criado para o projeto.
O acesso aos materiais de estudo será feito através do e-mail e o grupo do WhatsApp. Serão encaminhados para os alunos os materiais de estudo no formato PDF.
Utilizaremos os livros “A Literatura Portuguesa” como objeto de estudo.
A escolha foi feita, baseada nos temas abordados pelo autor, permitindo assim um estudo mais amplo do tema proposto aos alunos.
O projeto será dividido em quatro semanas (um mês), sendo finalizado ao fim da quarta semana. Será estudado o Trovadorismo (Cantiga de Amor, Cantiga de Amigo, Cantiga de Escárnio e Cantiga de Maldizer, Acompanhamento Musical e Principais Trovadores). Ao final da ultima semana de estudos, será elaborada uma prova com cinco questões discursivas, com o valor de 0 a 10 sobre o tema estudado.
Como
atividade prática será proposta aos alunos que escolham algumas cantigas e os
relacionem com músicas atuais e os relacione com sua vivencia no século XXI.
Também, será dada a opção de transformarem as cantigas em músicas de sua
própria autoria.
Todos os materiais para estudo serão disponibilizados aos alunos, através do e-mail e o grupo do whatsapp criado para essa finalidade. Na página do facebook serão postados os trabalhos finais de cada grupo formado em sala de aula, dando abertura para comentários, sugestões e críticas de outras pessoas utilizadoras da rede social.
7- Avaliação Final:
Ao final do projeto os grupos formados no inicio terão feito uma prova discursiva contendo cinco questões. As questões serão formuladas baseadas no conteúdo estudado e discutido entre a professora e os grupos durante o período da atividade.
Todos os materiais para estudo serão disponibilizados aos alunos, através do e-mail e o grupo do whatsapp criado para essa finalidade. Na página do facebook serão postados os trabalhos finais de cada grupo formado em sala de aula, dando abertura para comentários, sugestões e críticas de outras pessoas utilizadoras da rede social.
7- Avaliação Final:
Ao final do projeto os grupos formados no inicio terão feito uma prova discursiva contendo cinco questões. As questões serão formuladas baseadas no conteúdo estudado e discutido entre a professora e os grupos durante o período da atividade.
8-
Bibliografia:
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São
Paulo: Cultrix, 2006.
Muito bom o projeto! Dá vontade de colocar em prática. Parabéns!
ResponderExcluirBom projeto, pessoal,mas muito amplo para um plano de aula. Pensem em um momento dessas atividades, algo específico. Como seria?
ResponderExcluir