segunda-feira, 22 de maio de 2017

Conclusão.

Bom pessoal, chegamos ao fim de mais uma atividade proposta pela disciplina de APS- Atividade Prática Supervisionada.

Nossas considerações finais:

Foi um trabalho muito gostoso de desenvolver. A época trovadoresca é repleta de momentos incríveis, como por exemplo, as cantigas de escárnio e maldizer que ainda remetem muito há acontecimentos da nossa época, como por exemplo, as músicas que ouvimos, e que são repletas de duplo sentido, e até alguns xingamentos rs.

As cantigas em uma forma geral, nos deram um pouquinho de trabalho para entender, por serem escritas em galego-português. Mas as aulas em sala de aula da professora Lígia nos ajudaram muito nessa etapa do projeto.

Podemos concluir, que atingimos totalmente o objetivo principal proposto pela atividade, que é passar um pouquinho de conhecimento aos nossos colegas, e aprender junto com eles. 


Espero de coração que vocês tenham gostado, e aprendido um pouco sobre o trovadorismo com a gente.! Também aprendemos muito com todos vocês. Agradecemos, também, a professora Lígia que nos orientou durante todo trabalho, e nos deu liberdade para criar os conteúdos, de forma que nós entendêssemos aquilo que estávamos estudando.

Até a próxima pessoal! 

Um beijo! ♥

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Plano de Aula


1-   Tema:
O Ensino da Literatura e as Modernidades.

2-   Turma:
Primeiro ano do Ensino Médio.

3-   Objetivos:
O objetivo principal do projeto é inserir a prática da leitura da literatura portuguesa aos alunos do primeiro ano do ensino médio, utilizando as redes sociais e novas tecnologias como estimulo da aprendizagem, e, prática social.

4-   Duração:
O desenvolvimento, aplicação e finalização do projeto serão divididos em quatro semanas (um mês).

5-   Recursos:
Computador com acesso á internet;
Celular (whatsapp e facebook);
Revistas e Livros;
Aparelho de som (se necessário).

6- Metodologia: 

Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas.
Para facilitar o acesso dos alunos aos materiais propostos, para o estudo da literatura, será criado um “grupo” (Uma ferramenta disponibilizada pelo aplicativo “WhatsApp” para criar um diálogo com várias pessoas ao mesmo tempo), e uma  “página” (ferramenta disponibilizada pela rede social “Facebook” para compartilhamento de informações, postagem de vídeos e expressões de opinião), para a interação dos alunos, e, troca de ideias. Os grupos também tem a opção de criar um grupo individual no whatsaap apenas para o seu grupo formado em sala de aula. Não isentando a participação dos alunos no grupo oficial criado para o projeto.
O acesso aos materiais de estudo será feito através do e-mail e o grupo do WhatsApp. Serão encaminhados para os alunos os materiais de estudo no formato PDF.

Utilizaremos os livros “A Literatura Portuguesa” como objeto de estudo.
A escolha foi feita, baseada nos temas abordados pelo autor, permitindo assim um estudo mais amplo do tema proposto aos alunos.

O projeto será dividido em quatro semanas (um mês), sendo finalizado ao fim da quarta semana. Será estudado o Trovadorismo (Cantiga de Amor, Cantiga de Amigo, Cantiga de Escárnio e Cantiga de Maldizer, Acompanhamento Musical e Principais Trovadores). Ao final da ultima semana de estudos, será elaborada uma prova com cinco questões discursivas, com o valor de 0 a 10 sobre o tema estudado.

Como atividade prática será proposta aos alunos que escolham algumas cantigas e os relacionem com músicas atuais e os relacione com sua vivencia no século XXI. Também, será dada a opção de transformarem as cantigas em músicas de sua própria autoria. 
Todos os materiais para estudo serão disponibilizados aos alunos, através do e-mail e o grupo do whatsapp criado para essa finalidade. Na página do facebook serão postados os trabalhos finais de cada grupo formado em sala de aula, dando abertura para comentários, sugestões e críticas de outras pessoas utilizadoras da rede social.


 7- Avaliação Final:


Ao final do projeto os grupos formados no inicio terão feito uma prova discursiva contendo cinco questões. As questões serão formuladas baseadas no conteúdo estudado e discutido entre a professora e os grupos durante o período da atividade.

8- Bibliografia:


MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006.