domingo, 30 de outubro de 2016

Dicotomias de Saussure.

Oi, amigos!

O post de hoje será sobre as dicotomias estudadas pelo nosso camarada Ferdinand Saussure. Se você ainda não sabe quem é ele, dá uma olhadinha aqui: http://linguagemculturaecialtda.blogspot.com.br/2016/10/ferdinand-de-saussure-biografia-e-obra.html *----*
E pra quem ainda não sabe o que é DICOTOMIA, aí vai uma ''cola'':



Sendo assim, dicotomia é a divisão de um elemento em duas partes, em geral contrárias.

Ex: Dia x Noite 
      Bem x Mal 
      Céu x Inferno

DICOTOMIA é uma palavra com origem do grego DIKHOTOMÍA.


As dicotomias de Saussure são divididas da seguinte forma:


SINCRONIA x DIACRONIA.
Diacronia vem do grego dia que significa através, e kronos que significa tempo. Diacronia estuda as mudanças que a língua sofreu através do tempo.
A palavra sincronia vem do grego sin que significa juntamente, e kronos que significa tempo. É o estudo da língua em um determinado período do tempo.
Para Saussure, a linguística deveria centrar suas atenções na descrição de um estado de língua, ignorando as transformações que a antecederam e as que se sucederão.
Resumindo, no estudo sincrônico o elemento linguístico está sendo definido na relação que ele estabelece com os outros da língua naquele estado de língua, ou naquele estado em que a língua se apresenta, naquele dado ponto fixado no tempo. No estudo diacrônico, o elemento linguístico está sendo definido em relação aos elementos linguísticos que o antecederam ou sucederam em diferentes estados do tempo. 

LÍNGUA x FALA. 
Para Saussure, língua e fala também são diferentes. Para ele, a língua é o sistema, é o todo, é um conjunto de signos que uma comunidade utiliza para se comunicar, e também das regras que delimitam esse conjunto. Logo, a língua é uma coisa coletiva, social. Saussure também chama a língua de "LANGUE". Já a fala é o uso individual, a escolha de cada um. É a "PAROLE". Porém, Saussure, sempre deixou claro que seu objeto de estudo é a língua, e não a fala.

Diferenças entre Língua e Fala: 
SIGNIFICADO x SIGNIFICANTE.
É a dicotomia mais importante de Saussure porque formam o signo linguístico e, como tudo significa algo, tudo é signo. Significante é a parte "material" como, por exemplo, falar ou escrever a palavra BICICLETA. Já o significado é o conceito imaterial disso, ou seja, que se tem de bicicleta: rodas, freio, guidão. 




PARADIGMA x SINTAGMA.
O PARADIGMA é o conjunto de componentes do qual você pode se valer para compor seu enunciado. Por exemplo, quando você diz: A UVA É GOSTOSA.
Você poderia substituir UVA por morango, laranja ou melancia. As três são frutas tanto quanto a uva e você poderia as ter escolhido. Também poderia ser substituído GOSTOSA por saborosa, deliciosa ou boa. Os três são adjetivos que demonstram aprovação; no entanto você escolheu gostosa. O enunciado A UVA É GOSTOSA é o sintagma, a escolha lexical que foi feita. Já todos os outros termos dos quais você poderia ter se utilizado constituem o paradigma. 




Bom, chegamos ao fim de mais um post. Mas em breve, estaremos de volta, com muito mais conteúdo para vocês! Dúvidas e sugestões, deixem o seu comentário abaixo.

Beijinhos ;*


REFERÊNCIAS:
http://www.recantodasletras.com.br/discursos/2662888
http://misteriodas.blogspot.com.br/2008/11/dicotomias-de-saussure.html letras
https://s.dicio.com.br/dicotomia.png


Karoliny Medeiros Brandão RA: D07HIF-0

Reinaldo Siqueira de Souza RA: C9444A-5
Maria Creusa da Silva RA: C93IDG-4
Sara Severo da Silva RA: 629169-4
Ana Flávia Freitas Garcia RA: N11126-7

Um comentário: