domingo, 8 de maio de 2016

Princípio da Canonicidade e Regra de Linearidade

Princípio da Canonicidade: Regra de Linearidade


Os textos implicam em diversas teorias, que extrapolam a dimensão consciente de compreensão do leitor. A dimensão consciente diz respeito às possibilidades diretamente disponíveis ao leitor no contato com o texto, diz respeito aos conteúdos psíquicos que o leitor acessa e põe em jogo durante a leitura.

No entanto, a dimensão consciente é apenas uma das dimensões emocionais que surgem na relação do leitor com o texto. Há também a dimensão inconsciente da experiência de leitura, na qual esta desperta naqueles conteúdos emocionais profundos, para além da dimensão consciente, como memórias e afetos da história pessoal do leitor.

Os textos implicam em uma ordem natural, o princípio da canonicidade fala muito sobre essa ordem.

Quando falamos sobre ordem natural, temos muitos sentidos. Ordem implica em um começo, um meio, um fim, ou um fato e uma consequência. No caso, fala-se de linguagem, portanto vamos deixar mais específico tal explicação.

O princípio da canonicidade está ligado à uma regra de linearidade, uma linha, um raciocínio a ser seguido, ou seja, pode-se falar em uma ordem canônica. Uma ordem que apresentam eventos e depois uma sequência e consequências de tais eventos iniciais. 

Essa regra de linearidade tem uma maneira certa para acontecer, e, muitas vezes se ela não for seguida, como por exemplo uma confusão de coerências, o leitor pode se confundir, pois aí a leitura se apresenta muito complexa. Essa leitura seria complexa se misturasse fato e sua consequência, numa mesma frase, sem seguir apenas a forma inicial e final, como se fosse e voltasse.

Como por exemplo: O leitor estabelece uma leitura pessoal com o texto, constituindo sentidos a partir do que lhe é apresentado. Se a linguagem do texto não é clara, apresentado os elementos necessários e coerentes para a compreensão do leitor, este não tem a possibilidade de criar o texto dando à leitura um sentido de linearidade.          


Integrantes do grupo:

Daniel Franção Stanchi - RA: T75479-8
Maria Cecília de C. T. M. Macedo RA: C51AJD-3
Karoliny Medeiros Brandão RA: D07HIF-0
Osama Fouad Toma RA: C93ECI-8

Reinaldo Siqueira de Souza RA: C9444A-5
Maria Creusa da Silva RA: C93IDG-4
Sara Severo da Silva RA: 629169-4

Um comentário:

  1. Olá turma,
    Meio grandinho esse grupo, não?
    O levantamento está bom, mas volto a frisar que da forma como colocam os conceitos, parece que tanto autor como leitor se utilizam da estratégia "de propósito", quando na verdade ela é automática.

    ResponderExcluir